Debate sobre Ética na Engenharia

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Concepções Éticas: Mito, Tragédia e Filosofia

Palestrante prof. Volmir von Dentz

Concepções Éticas

Pratica da Ética: a Moral

Palestrante Prof. Romoaldo Siggelkow

Folha em Branco

Max Gehringer é administrador de empresas e autor de diversos livros sobre carreira e gestão empresarial. Em texto publicado na revista Exame de 2002, ele conta:

Certa vez fiz o vestibular de uma faculdade de propaganda. Um dos itens era "redação livre", para a qual havia apenas um tema em comum a todos os estudantes. E o tema era: "Descreva o que você vê na folha anexa".  Só que a tal folha anexa, uma página de papel comum, estava em branco. A maioria, incluindo eu, virou a folha para ver se havia algo no verso. Não havia. E lá no fundo um apressadinho levantou a mão e chamou a atenção do professor: -Mestre, a folha está em branco.

O mestre só olhou por cima dos óculos, com aquele ar de reprovação. E aí todo mundo entendeu: O que era possível enxergar numa folha em branco?

Quando as notas saíram, curioso, fui perguntar ao mestre qual o critério de avaliação. E ele me disse: – Quanto mais surpreendente a resposta, melhor a nota.

A resposta mais comum foi "Nada" e mereceu nota 4. Foram apenas duas notas 8 e uma delas até hoje mexe comigo. Alguém escreveu: – Vejo uma oportunidade!

FONTE: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0765/noticias/folha-em-branco-m0042371

Prática da Ética

Ética
é o conjunto de valores que uma pessoa tem pelo qual avalia opções e toma decisões. Todos têm uma ética, seja qual for, e são influenciados, conscientemente ou não, pelo que acreditam ser certo ou errado.
Ética vem da palavra grega ethikh
que significa um hábito, costume ou rito. O amor é a chave para se evitar o moralismo e agir sobre bases morais e éticas cristãs.
Ética é isto
a coerência entre o meio e o fim. Ser ético, então, para o cristão/cidadão, é ser coerente com a história, em meio à sociedade, com a complexidade de sua natureza e finalidade. (Ariovaldo Ramos)
Subentende-se que um Estado laico é, por definição, destituído de conteúdo ético-moral, que fica, portanto, por conta da população religiosa que intenta impor aos demais suas posturas nesse quesito. É fato que o Estado é regido por leis.
Rubem Alves disse que “cultura é um jeito particular de ser gente”. Logo, a cultura é produto de senso coletivo.
“O limite da felicidade é o direito dos outros”.
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”. (Dalai Lama)
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...”. (Rui Barbosa)
Declaration of the Rights of Man and of the Citizen in 1789.jpg
Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.

Ética Profissional

DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS.

Art. 8o A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:

Do objetivo da profissão

I - A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores;

Da natureza da profissão

II – A profissão é bem cultural da humanidade construído permanentemente pelos conhecimentos técnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocado a serviço da melhoria da qualidade de vida do homem;

Da honradez da profissão

III - A profissão é alto título de honra e sua prática exige conduta honesta, digna e cidadã;

Da eficácia profissional

IV - A profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos;

Do relacionamento profissional

V - A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição;

Da intervenção profissional sobre o meio

VI - A profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável na intervenção sobre os ambientes natural e construído e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores;

Da liberdade e segurança profissionais

VII - A profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática de interesse coletivo.

FONTE: RESOLUÇÃO Nº 1.002 , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2002

Links auxiliares

Estudo de Casos de Ética