Avaliação PRG-STD-BCD

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Participantes:

Link ementas escondidas

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/Engenharia:Ementas_das_Disciplinas_da_Engenharia_de_Telecomunica%C3%A7%C3%B5es

BCD

Ementa

Sistemas de bancos de dados. Projeto de banco de dados. Álgebra relacional. Normalização. SQL. Conceitos sobre sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD).

Conteúdo Programático (link escondido)

1.Sistemas de DB: modelos de dados, linguagens, modelo entidade‐relacionamento, modelo relacional. (8h).
2.Projeto de banco de dados: fases do projeto (conceitual, lógico, transformação entre modelos entidade‐relacionamento e relacional) (8h).
3.Normalização: formas normais I, II e III (10h).
4.SQL: comandos de seleção, inserção, remoção e atualização, sub‐consultas (10h).
5.Conceitos sobre SGBD: instalação de um BD (MySQL), configuração de controle de acesso, desenvolvimento de projeto em Java e/ou C fazendo uso do BD (18h).

STD

Ementa

Caracterização de sistemas distribuídos; Comunicação entre processos; Objetos distribuídos; Serviço de Nomes; Sincronização em Sistemas Distribuídos; Segurança em Sistemas Distribuídos; Outros modelos de sistemas distribuídos.

Conteúdo Programático (link escondido)

1.Caracterização de sistemas distribuídos (2h): Conceitos de Sistemas Distribuídos.; Desafios (heterogeneidade, sistemas abertos, segurança, escalabilidade, falhas, concorrência, transparência); Modelos de Sistemas Distribuídos.
2.Comunicação entre processos (10h): Introdução a comunicação entre processos; Comunicação e sincronização; Comunicação unicast e multicast.
3.Objetos distribuídos e invocação remota (8h): Comunicação entre objetos distribuídos; Chamada remota de procedimento (RPC); Serviço de Nomes; Eventos e notificação.
4.Sincronização em Sistemas Distribuídos (10h): Sistemas síncronos e assíncronos; Ordem em Sistemas Distribuídos; Sincronização de relógios.
5.Segurança em Sistemas Distribuídos (2h): Criptografia simétrica e assimétrica; Certificados Digitais.
6.Outros modelos de Sistemas Distribuídos (10h): Redes par a par (P2P); Serviços Web (Web Services); Grades computacionais (Grid).
Avaliações (6h).

POO

Ementa

Introdução ao paradigma da orientação a objetos. Introdução a uma linguagem de programação orientada a objetos. Introdução à linguagem de modelagem unificada (UML). Desenvolvimento de projetos orientados a objetos.

Conteúdo Programático (Lik Escondido)

1.Introdução ao Java (8h): JDK, estruturas de decisão, repetição, vetores. 2.Introdução ao Netbeans (6h): Criação de projetos, depurador. 3.Introdução ao POO (10h): Classes, objetos, associações entre classes; Exercícios em Java; Interfaces gráficas amigáveis (Swing). 4.Herança e Polimorfismo (8h): Java: classes abstratas, interfaces, herança múltipla. 5.Linguagem Java (10h):Threads, tratamento de exceção, manipulação de arquivos. 6.Introdução a UML (6h): Diagramas de caso de uso, classe, sequência, máquina de estado. 7.Desenvolvimento de Projeto Orientado a Objetos (18h): Modelagem UML, implementação em Java. Avaliações (6h)

PRG2

Ementa

Estruturas de dados: pilhas, filas, listas, árvores, tabelas de dispersão. Algoritmos: busca, ordenamento.

Conteúdo Programático

  1. Listas lineares (28h): Listas encadeadas e duplamente encadeadas (6h); Filas (4h); Pilhas (4h); Listas circulares (2h); Algoritmos de ordenamento: bubble sort, quicksort e list sort (6h); Algoritmos de busca sequencial e binária (4h); Estudos de caso: filas de pacotes em roteadores e switches (2h);
  2. Árvores (28h): Árvores binárias e de pesquisa binária (8h); Árvores balanceadas (6h); Algoritmos de busca em árvores: Busca em profundidade e Busca em largura (8h); Algoritmos de ordenamento com árvores (4h); Estudo de caso: busca de arquivos em disco (2h).
  3. Tabelas de dispersão (hash) (12h): Funções de dispersão (4h); Tratamento de colisões (6h); Estudo de caso: caches em proxies HTTP (2h).
  4. Avaliações (6h).

PRG1

Ementa

Introdução a lógica de programação e algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. Concepção de fluxograma e pseudocódigo. Estruturas de decisão e estruturas de repetição. Introdução a linguagem de programação c. Vetores de caracteres e multidimensionais. Ponteiros e aritmética de ponteiros. Funções: chamada por valor e por referência. Chamada recursiva de funções. Tipos de dados compostos. Operação com arquivos textos e binários.

Conteúdo Programático

  1. Conceito e Representações de Algoritmos; (4h)
  2. Desenvolvimento de Algoritmos usando Fluxogramas (12h)
  3. Programação C: constantes, variáveis e expressões (8h)
  4. Estruturas de controle de fluxo no C (12h)
  5. Funções no C (8h)
  6. Vetores, Matrizes e Ponteiros no C (6h)
  7. Princípios de depuração de programas C (2h)
  8. Uso do utilitário Make (2h)
  9. Uso de IDEs (2h)
  10. Estruturas e Unions no C (6h)
  11. Ponteiros e Alocação Dinâmica de Dados (8h)
  12. Diretivas de pré-compilação (2h)
  13. Operação com arquivos (6h)