Café com Linux

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h15min de 31 de março de 2015 por Elton.b (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Projeto

A idéia do evento surgiu em 2014 em uma das reuniões sobre o Curso de Engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Basicamente são encontros para trocar-se idéias, conversar e trocar experiências sobre Linux, além de tomar um cafezinho.

Tudo informal, apenas encontrando-se na cantina e ajudando as pessoas que tiverem dúvidas, e também aprendendo coisas novas com outros.

A primeira reunião foi marcada para ser um encontro entre usuários de Linux interessados em aprender mais e compartilhar experiências com outros usuários. Ela rendeu uma conversa muito interessante e foram debatidos formas de aumentar a abrangência da ideia e atrair mais pessoas para os encontros.

Surgiu então a ideia de unir a ideia inicial de simples encontros para conversar com mini-palestras de 45~60 minutos ministradas pelos próprios usuários, sobre temas de interesse comum. Essas mini palestras seriam ministradas pelos próprios usuários do grupo, alunos ou professores. Os palestrantes são voluntários que não precisam ter vínculos com a instituição ou com qualquer outra organização, apenas boa vontade de querer repassar seus conhecimentos para outros usuários.

Após as palestras seriam mantidos grupos de conversa para compartilhar ideias e experiências sobre Linux e Software Livre, podendo assim incentivar não-usuários a utilizarem Linux, e outros softwares livres, além de participarem de edições futuras do evento.

O tipo de encontro teve como inspiração um grupo de usuários de software livre com encontros semelhantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o GUFSC.


Objetivos

  • Ajudar e incentivar a comunidade acadêmica e externa a utilizar Linux e softwares livres;
  • Tornar os participantes autodidatas tanto na utilização de softwares livres e demais tecnologias quanto no cotidiano;
  • Fornecer palestras e oficinas de interesse dos participantes que incentivem cada vez mais novos adeptos ao projeto;
  • Buscar estabelecer uma comunidade de usuários de software livre e de desenvolvedores, que possam contribuir em projetos de software livre criados pelos próprios usuários, com o objetivo de suprir necessidades dos usuários ou até da própria comunidade acadêmica;
  • Promover ou participar de eventos de software livre.

Atas dos encontros

1º Encontro - ( 11/03/2015 - 19:00h - IFSC - SJ ) - Reunião Inicial

Primeiro encontro do grupo, foi feita uma roda de discussão e conversa sobre Linux e Software livre e discutidas ideias e rumos para o projeto. Foram discutidas formas de atrair e tornar os próximos encontros ainda mais interessantes.

Foram levantadas várias ideias para os próximos encontros e mini-palestras e definido que os encontros seriam quinzenais.

Também foi definido que no próximo encontro seria ministrada um mini-curso sobre LaTeX pelo aluno Leonan Saraiva.

2º Encontro - ( 26/03/2015 - 18:30h - IFSC - SJ ) - Mini-Curso LaTeX

Após uma breve apresentação do projeto e do ministrante do curso, o mesmo teve início. Abaixo estão informações/materiais citados/utilizados na ocasião e outros links úteis.

  • Ministrante: Leonan Saraiva
  • ShareLaTeX Oficial - com limitações de compartilhamento e bibliotecas adicionais inclusas
3º Encontro - ( 16/04/2015 - 19:00h - IFSC - SJ ) - Coffee with maddog: Things you should know

Palestra ministrado por Jon "Maddog" Hall. Será feito um bate papo com Maddog ( em inglês) sobre Linux e outras coisas que você deveria saber sobre software livre.

  • Ministrante: John "Maddog" Hall


Banco de Ideias para os próximo Mini-Cursos e Palestras

  • Força tarefa de instalação de distribuições, não apenas limitando-se a instalar os sistemas, mas a ensinar o processo.
  • Mini-curso de desenvolvimento embarcado com Galileo

Links Interessantes