Software embarcado em RaspberryPi para Monitoramento de Atividades de Natação com RFID

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo Extendido

1 Introdução

Este trabalho tem por objetivo dar continuidade ao projeto desenvolvido por MárioFelipe Raulino, que possui o título de "Uso de RFID no Monitoramento de Atividades de Natação", onde foi desenvolvido um sistema que captura os dados referentes a treinos de natação (RAULINO, 2013). E também é uma forma de comprovar o pedido de patente,PI0904947-9A2, com o titulo “Sistema de Monitoramento de Atividades de Natação (MAN)” (DONIAK; GREFF, 2009).


Para fazer a coleta dos dados, o nadador irá usar duas tags de RFID, sendo uma no pulso e outra no tornozelo, e um leitor de RFID fica localizado na borda da piscina, capturando (registrando) o tempo relativo em cada passagem por ele. Um dispositivo RaspbarryPi(RASPBARRYPI, ), faz a interface e o processamento entre o registrode tempo e contabilidade de volta com os índices referentes a atividade de natação, mostrando em um monitor.


2 Monitoramento de Atividades de Natação

A proposta de continuidade deste trabalho consiste em fazer com que os dados, dos treinos do nadador, sejam armazenados em um banco de dados, através de um software que acompanhe os treinos, e que possam ser visualizados em outros computadores, de maneira simples através de um navegador.


Por meio de uma interface, o usuário também poderá selecionar o treino que irá realizar. O mesmo será carregado no RaspbarryPi. O treino realizado deve ter um vínculo com o treino proposto para que estes possam ser correlacionados, e possam ser criados gráficos de desempenho.


Como a capacidade de armazenamento do RaspbarryPi é limitada, deve ser desenvolvido um sistema que armazene as informações coletadas em um banco dedados, instalado em outro host.


2.1 Interface de Aquisição de dados

Para realizar a comunicação entre RaspbarryPi e o host será utilizado a comunicação através de sockets(MENDES et al., N.I.).


O dispositivo RaspbarryPi faz a aquisição dos dado, armazenando os mesmos em um buffer de tamanho limitado. Este dispositivo possui um programa, desenvolvido em Java, que faz tentativas de envio dos dados contidos neste buffer. Este programa funciona como um socket client e faz o envio dos dados a um socket server, ou seja, encaminha para um computador com endereço IP X estabelecendo uma conexão com porta de serviço Y


Neste computador/servidor (que possui o endereço IP X) está sendo executadoa “Interface de Aquisição de Dado”, um programa, também desenvolvido em Java e opera como um socket server, que está preparado a receber os dados vindos do buffer através da porta de serviço Y.


Após recebimento das informações, as mesmas são encaminhadas para um banco de dados.


2.2 Banco de dados

O banco de dados é utilizado para armazenar as informações vindas do RaspbarryPi. O banco de dados deve ser MySQL ou PostgreSQL, pois são bancos baseados em softwares livre e não há necessidade de adquirir licenças para a utilização dos mesmos.


A partir do banco de dados existe um outro programa que funciona como uma interface com o usuário, este programa lê as informações do banco, referente a treinos realizados, e criar gráficos com as informações sobre estes treinos, também é possível definir planos de treinos. Este programa de interface com o usuário será desenvolvidopelo aluno Ismael Matiola.


Os planos de treino também podem ser enviados ao RaspbarryPi, utilizando o programa que serve de interface com o host, para poder fazer o dispositivo RaspbarryPi acompanhar os treinos e coletar os dados.


3 Cronograma

Cronograma das atividades a serem desenvolvidas na disciplina de TCC 2.


  • 1ª quinzena de Agosto - Estudo do programa desenvolvido por Mário Felipe Raulino
  • 2ª quinzena de Agosto - Continuação do estudo e aplicação do mesmo
  • 1ª e 2ª quinzena de Setembro - Desenvolvimento do programa que faz a comunicação com o host
  • 1ª e 2ª quinzena de Setembro - Desenvolvimento da aplicação que comunica com o banco de dados e inicio dos testes
  • 1ª quinzena de Novembro - Testes com aquisição de dados referente a treinos
  • 2ª quinzena de Novembro - Testes finais e inicio da elaboração do documento final
  • 1ª e 2ª quinzena de Dezembro - Elaboração do documento final
  • 1ª quinzena de Janeiro - Elaboração do documento final e apresentação

Referencias

  • DONIAK, M. H.; GREFF, P. d. A. Sistema de monitoramento de atividades de natação(man).Pedido de patente número PI0904947-9A2 junto ao Instituto Nacional dePropriedade Industrial, 2009.
  • MENDES, G. A. et al.DESK BACKUP – Segurança na Gestão de InformaçõesCorporativas. N.I. [1]. Acessado em 16 de junho de 2013.
  • RASPBARRYPI. [2]. Acessado em 16 de junho de 2013.
  • RAULINO, M. F. Uso de rfid no monitoramento de atividades de natação.InstitutoFederal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso 1, 2013.