Restauração de filmes antigos via processamento de imagem

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo estendido

Filmes antigos tem um papel de grande valor para a cultura e a história da sociedade. Através deles, podemos conhecer mais sobre a história de determinados lugares e em diferentes épocas, saber como viviam, sua cultura e até sua evolução com o passar do tempo. Estes filmes são de tamanha importância, que existem em diversos países arquivos [1] onde estes filmes antigos são armazenados. Mas devido, principalmente, a forma em que são armazenados e ao tempo que ficam armazenados, eles podem apresentar com o passar do tempo diversos defeitos. Defeitos esses que podem levar a perda do filme e com isso de parte cultura de uma sociedade.

Para reverter esses defeitos, existe a restauração de filmes antigos, que não é uma coisa simples. Recuperar películas de filmes antigos é um trabalho difícil. Normalmente a restauração é feita manualmente quadro a quadro e com auxílio de softwares. Um filme antigo é, normalmente, projetado em 20 quadros por segundo. Um filme de uma hora teria 72000 quadros a serem restaurados e o tempo necessário para essa restauração seria muito grande, comparado ao que um programa de restauração pode proporcionar.

Para que um filme possa ser restaurado, primeiro, detectamos os defeitos que ele possui e de que tipos eles são. Os defeitos mais comumente encontrados em filmes antigos são ruídos, perda de contraste, scratchs (arranhões) e blotchs (manchas), que podem afetar apenas uma parte ou todo o filme.

Este trabalho foca na restauração de filmes antigos utilizando técnicas de processamento de imagens, em especial o processamento morfológico. O estudo morfológico, se concentra na estrutura geométrica das imagens e pode ser aplicado em diversas áreas de processamento de imagens, como realce, filtragem, segmentação e outras. É a forma e a estrutura de um objeto ou os arranjos e relacionamentos entre as partes que compõem esse objeto.

O estudo da restauração de filmes antigos é uma área bastante ampla, complexa e que ainda tem muitos problemas a serem resolvidos. Espera-se que ao fim do trabalho tenhamos uma ferramenta capaz de contribuir para o estudo da restauração de filmes antigos, na qual simulações serão realizadas com o objetivo de obter resultados válidos.

Cronograma

Considerando que o desenvolvimento normal de um trabalho tem como etapas o estudo bibliográfico, o desenvolvimento do sistema e a escrita da monografia, este trabalho seguirá o seguinte cronograma:

CronogramaPatricia.png


Referências

Morfologia matemática:

http://www.inf.ufsc.br/~visao/morfologia.pdf


Automatic movie restoration based on wave atom transform and nonparametric model:

http://asp.eurasipjournals.com/content/2012/1/132