Projetos de Extensão

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

PROJETOS EM ANDAMENTO

  • ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: IMPORTÂNCIA E IDENTIDADE DOS ESCOLARES

O mundo globalizado pede por uma educação que possibilite uma formação integradora e sustentável. “A educação deve ser capaz de transformar um universo, que muitas vezes vai sem direção de uma fase de evolução a outra, em um sistema estreitamente interconectado [...]”. Precisamos pensar a educação para além do processo da instrução, ou seja, focar na aprendizagem e na construção integral do conhecimento. Portanto, para atendermos a necessidade de uma educação integradora, é necessário romper com nossas “gaiolas epistemológicas”, para que a reforma do pensamento aconteça. A Extensão forma um dos alicerces da Universidade e se torna um instrumento relevante para a consolidação dos Projetos Pedagógicos. Nesse contexto, este projeto de extensão terá o intuito de sensibilizar socioambientalmente a comunidade escolar sobre os benefícios relacionados à merenda escolar, segurança alimentar e nutricional e a importância da gestão dos resíduos orgânicos. O público-alvo será os estudantes, professores e comunidade em geral da Escola de Ensino Básico Professor Laércio de Andrada, que está localizada no bairro de Campinas no município de São José-SC. A abordagem metodológica utilizada nas atividades será baseada na sistemática do Círculo de Cultura proposto por Paulo Freire, por meio de Rodas de Diálogo. Portanto, os resultados esperados possibilitará qualificar as variadas estratégias, as quais contribuem para o fortalecimento, a autonomia e o empoderamento dos atores, que se tornam mais do que somente participantes, e sim protagonistas da construção dos saberes que estimulem a segurança alimentar e nutricional, entendimento sobre a legislação da merenda escolar, bem como a gestão dos resíduos orgânicos favorecendo o equilíbrio da relação entre escola e aluno referente à nutrição escolar e estimulando a consciência socioambiental, cultural e política.


   Coordenadora: 
   Paula Alves de Aguiar
   
   Colaboradores: 
   Graziela Raupp Pereira
   Talles Viana Demos
   
   Integrante - Discente:
   Vinicius Marcelo Carneiro
   Ruan Moraes Rodrigues
   Leandro Rodolfo Costa
   Yan Quialheiro Abreu Cassalatti
   Silvia Caetano Feldkircher
   Nayara Carvalho Pacheco
   Nataly Meurer
   Maria Clara Botelho
   Marcia Gilmara Marian Vieira
   Kaezede Martins
   Jose Gleidson Da Silva
   Fabiani Cristina De Oliveira Santana
   Arthur Silva Coelho
   Amanda Kaori Siratsute
   Airlley Cristine Borges Ferreira
  • "ASTRO&FÍSICA"

É grande o número de professores que lecionam disciplinas de ciências da natureza sem formação na área, especialmente física e química nas escolas públicas do estado. Além disso, sempre se levantam questões relacionadas à falta de recurso para execução de atividades de laboratório ou falta de disponibilidade de tempo para atualização e aperfeiçoamento dos professores que já estão em sala de aula, mesmo aqueles com formação adequada na disciplina que lecionam. Com base nisso, este projeto de extensão visa contribuir com possíveis soluções a esses problemas: nossas atividades objetivam a divulgação científica de qualidade, levando eventos científicos que podem servir tanto para enriquecer o conhecimento dos alunos e da comunidade que deles participam quanto para ser uma alternativa a professores que não têm conhecimentos na área de física moderna e querem oferecer esses conteúdos, mesmo que na forma de palestra, a seus alunos. Assim, nosso projeto oferece observações astronômicas e palestras de vários temas de física moderna às escolas sem custo nenhum. Além disso, realizamos eventos de observação astronômica em locais públicos de fácil acesso quando ocorrem eventos astronômicos de destaque, como eclipses, trânsitos planetários, chuvas de meteoros, etc.

Para saber mais, acesse a Página do Projeto "Astro&Física"

   Coordenador: 
   Marcelo Girardi Schappo


PROJETOS ENCERRADOS

  • CONSTRUINDO CONSCIÊNCIAS

Projeto de extensão que tem como objetivo principal realizar a divulgação científica por meio de atividades experimentais interativas, lúdicas e alternativas, aproximando a comunidade externa do IFSC e do conhecimento científico. Para isso, são convidados alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de São José e região para a execução de um conjunto de ações a serem desenvolvidas no Laboratório de Física do Câmpus. São elas: - Visita guiada ao Laboratório de Física com a observação, estudo, discussão e interação com diversos aparatos experimentais de Ciências. - Sessão de demonstrações de experimentos confeccionados com materiais alternativos e de baixo custo. - Oficina onde os alunos controem seus próprios experimentos utilizando como matéria-prima materiais alternativos e de baixo custo.

   Coordenador: 
   Vinicius Jacques


  • ESPAÇO “RELAXA AÍ”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA DO IFSC CÂMPUS SÃO JOSÉ

O objetivo geral deste projeto de extensão é promover a socialização de ações e/ou projetos de Educação Ambiental que vem sendo desenvolvidos no IFSC-SJ e em escolas do entorno, de modo a fomentar a continuidade dos mesmos e a proposição de novas iniciativas na perspectiva da construção de identidades socioambientais e da problematização acerca da geração e descarte de resíduos sólidos nas instituições. Para tanto, serão realizadas atividades no IFSC-SJ envolvendo tanto a comunidade interna quanto estudantes e professores/as das escolas parceiras, os quais serão trazidos para o câmpus para conhecer o espaço "Relaxa aí" e outros projetos; e compartilhar a experiência de construção coletiva de uma vermicomposteira, do armário coletivo, construção de terrários, apresentações culturais, oficina de bonsai e um jogo didático de educação ambiental.


   Coordenadora: 
   Paula Alves de Aguiar
   
   Colaboradora: 
   Franciane Dutra de Souza 
   Salezio Francisco Momm
   Michelle Barcellos
   Lais Truzzi Silva
   Integrante - Discente:
   Janaina Da Rocha Schilling
   Natalia Rosa Vieira
   William Farias Vargas
   Mariana Schneider
   
   Integrante - Egressa:
   Mariana Schneider
  • Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa GRIFO


  • ESTUDO DOS CLÁSSICOS DA FILOSOFIA E DO PENSAMENTO EDUCACIONAL

O projeto pretende fomentar a prática da leitura, do debate, da reflexão e da escrita, a partir do estudo orientado de textos clássicos da Filosofia, da Filosofia da Educação e do Pensamento Educacional. O estudo de obras clássicas é considerado indispensável à formação acadêmica dos estudantes, e é preciso incentivar essa prática, pois ela implica em ganhos inestimáveis ao desempenho dos estudantes no entendimento, compreensão e análise de questões sociais e humanas que nos dizem respeito. A ideia, nesse sentido, é reunir estudantes interessados em estudar textos clássicos e, assim, organizar estudos orientados, por meio de atividades diversificadas, individuais e/ou em grupo, de orientação, leitura, reflexão, comunicação e debate, a partir das obras selecionadas. Com essas atividades, busca-se desenvolver habilidades e competências imprescindíveis à área de Filosofia, em particular, e das Ciências Humanas, em sentido geral, no que diz respeito ao manuseio de textos filosóficos, ao exame de problemas clássicos da Filosofia e/ou do pensamento educacional, ao debate em ambientes acadêmicos democráticos, ao exercício da argumentação, à capacidade crítica do leitor, entre outros aspectos.

   Coordenador: 
   Volmir Von Dentz
   
   Integrante - Docente:
   Joce Mary Mello Giotto
   
   Integrantes - Discentes da Licenciatura:
   Ediely Teixeira da Silva Alves
   Gilberto Mathias De Almeida
   Leila Cavalheiro Violin
   Rhuana Catarina Mathias de Almeida
   
   Integrantes - Discentes do Ensino Médio Técnico:
   Patrícia Ricelle de Sousa Medeiros (bolsista)
   Laura Nunes Marques
   Yasmim Schmitz


  • INSTAGRAMS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC C MPUS SÃO JOSÉ E DO PROJETO “RELAXA AÍ”: FERRAMENTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E COMUNIDADE EDUCATIVA

Com o início da pandemia da COVID 19, a coordenação do curso de licenciatura a partir de dados coletados projeto de pesquisa “Os reflexos do isolamento social e das atividades não presenciais nos/as estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFSC-SJE”, optou por cadastrar um perfil no instagram do curso. O objetivo era conseguir maior aproximação dos licenciandos, mantê-los informados dos acontecimentos do curso e da área, além de oportunizar maior interação entre os estudantes do curso e a comunidade. Essa rede faz a divulgação das atividades realizadas no curso para a comunidade externa e a divulgação de atividades, eventos e oportunidades para nossos estudantes, bem como conexões com instituições públicas e privadas do Brasil. Outra rede social que também foi criada após suspensão das atividades presenciais no IFSC foi a do espaço “Relaxa aí”, a partir do projeto de extensão “Espaço “Relaxa aí”: Educação Ambiental na Comunidade Interna e Externa do IFSC câmpus São José”. Este é um espaço de integração e acolhimento no câmpus São José, que foi criado no final de 2018.1. Este espaço, contudo, não se trata de um espaço qualquer, pois foi construído de forma democrática e coletiva a partir da participação de diferentes sujeitos do IFSC-SJ; e exclusivamente a partir do reaproveitamento de materiais em desuso ou descartados. Com o instagram do projeto nos aproximamos da comunidade interna e externa do IFSC, divulgando dicas de saúde física e mental, informações e eventos relacionados à educação ambiental. Este projeto de extensão visa oportunizar a continuação das ações que estão sendo realizadas nessas redes sociais, ampliando a aproximação do IFSC com a comunidade interna e externa durante esse período de pandemia.


   Coordenadora: 
   Franciane Dutra de Souza
   
   Colaboradora: 
   Paula Alves de Aguiar
       
   Integrante - Discente:
   William Farias Vargas
   Williana Teodoro
   Leila Cavalheiro Violin
   Fabiani Cristina de Oliveira Santana


  • CAFÉ COM PAULO FREIRE

O Café com Paulo Freire dá-se através de encontros de estudos, debate de temas levantados por Paulo Freire em Educação na perspectiva de construção coletiva e do empoderamento social, associado ao encontro regado a café. Os encontros acontecem mensalmente no espaço físico de sala de aula, podendo estender-se a locais públicos (praças, escolas, etc), reunindo profissionais da Educação do município de São José, licenciandos do Instituto Federal Santa Catarina. A metodologia consiste basicamente no debate de categorias freireanas e obras do mesmo autor, estimulando o debate e a reflexão sobre a pedagogia libertadora. Palavras chaves: Paulo Freire, café, educação.


   Coordenadora: 
   Paula Alves de Aguiar
   
   Colaboradora: 
   Franciane Dutra de Souza 
   Graziela Raupp Pereira
   
   Integrante - Discente:
   Bruna Chassot Pimmel


  • INSTAGRAM DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFSC C MPUS SÃO JOSÉ: FERRAMENTAS DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E COMUNIDADE EDUCATIVA

Com o início da pandemia da COVID 19, a coordenação do curso de licenciatura a partir de dados coletados projeto de pesquisa “Os reflexos do isolamento social e das atividades não presenciais nos/as estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFSC-SJE”, optou por cadastrar um perfil no instagram do curso. O objetivo era conseguir maior aproximação dos licenciandos, mantê-los informados dos acontecimentos do curso e da área, além de oportunizar maior interação entre os estudantes do curso e a comunidade. Essa rede faz a divulgação das atividades realizadas no curso para a comunidade externa e a divulgação de atividades, eventos e oportunidades para nossos estudantes, bem como conexões com instituições públicas e privadas do Brasil. Este projeto de extensão visa oportunizar a continuação das ações que estão sendo realizadas nessa rede social, ampliando a aproximação do IFSC com a comunidade interna e externa durante esse período de pandemia. Atualmente o instagram @licquimicaifscsj possui 805 seguidores e 233 publicações (dados de 14/04/2022). Considerando o alcance que o projeto teve, torna-se importante para o fortalecimento do curso e para maior articulação com a comunidade interna e externa a continuidade da rede social, mesmo após o retorno das atividades presenciais.


   Coordenadora: 
   Franciane Dutra de Souza
   
   Colaboradora: 
   Paula Alves de Aguiar
       
   Integrante - Discente:
   William Farias Vargas


  • POLINIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESTÁGIO DO IFSC SÃO JOSÉ

Este projeto pretende polinizar, divulgar e socializar as práticas de estágio desenvolvidas na licenciatura em química do IFSC São José (IFSC-SJ). O Seminário de Estágio da Licenciatura tem como objetivo compartilhar e socializar com a comunidade acadêmica e externa as experiências dos estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Química do IFSC São José, bem como os materiais produzidos ao longo desses componentes curriculares. Além disso, este é um momento dos licenciandos relatarem as experiências adquiridas e vivenciadas durante as atividades desenvolvidas, contribuindo, assim, para um importante espaço de diálogo, reflexões, ajustes e aperfeiçoamento do processo de formação dos futuros professores de Química. Neste evento, os licenciandos apresentarão as experiências vividas no Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV, através de rodas de conversa, apresentação de vídeos e materiais desenvolvidos, dentre outros. O estágio Supervisionado I elaborará uma ação de extensão em parceria com a 4ª fase do curso de Pedagogia Bilíngue para ser desenvolvida no dia do Seminários de Estágio. A temática do Seminário deste semestre será Paulo Freire e a educação. Com a realização deste projeto almeja-se contribuir para o fortalecimento da licenciatura no IFSC-SJ e fomentar práticas educativas inovadoras construídas a partir do protagonismo dos(as) discentes envolvidos(as), além de aproximar as ações da Licenciatura com ações de outros cursos desenvolvidos no IFSC-SJ.


   Coordenadora: 
   Franciane Dutra de Souza
   
   Colaboradora: 
   Paula Alves de Aguiar
       
   Integrante - Discente:
   Thiago Farias Luis	
   Ruan Moraes Rodrigues
   Marcella Ferreira	
   Jose Gleidson da Silva	
   Gabrielly da Silva	
   Thayse Alves Da Silva