Estudo e implementação de um sintetizador analógico modular

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo Estendido

Desde o inicio da eletrônica ficou estabelecida uma forte ligação com a criação musical, tanto na gravação, como para a reprodução. Contudo, os músicos apresentavam dificuldades na utilização dos equipamentos devido as suas complexidades eletrônicas, e muitas vezes evitavam usá-lo.
No início do século XX surgiram os primeiros sintetizadores, equipamentos de grandes proporções físicas, que envolvia muitos circuitos analógicos, os quais eram de difícil operação. Por serem estruturas grandes e com vários módulos, em alguns casos os músicos demoravam na composição e a apresentação do resultado era possível somente depois que a música estivesse pronta.
A interação dos músicos com os instrumentos eletrônicos aprimorou-se a partir "das décadas de 60 e 70, com o lançamento dos sintetizadores analógicos Moog" (HERRERA, 1991, p. 03). Com o surgimento desses sintetizadores houve uma revolução neste ramo, por eles serem muito mais simples ao usuário. Todos os controles e parâmetros sonoros estavam disponíveis no painel de instrumento na forma de chaves e potenciômetros, ajustáveis em tempo real. Em algumas horas já era possível a familiarização com o equipamento e as possibilidades sonoras infinitas.
A evolução das tecnologias empregadas nos sintetizadores foi capaz de reduzir as estruturas, trouxeram outras sonoridades e aplicações para os equipamentos, como a utilização em guitarras, teclados, dentre outros instrumentos musicais. O avanço permitiu reduzir o custo e tamanho dos equipamentos, entretanto, não conseguiu ser fiel à tão valorizada qualidade sonora atingida a exemplo dos modelos de Berg Moog citados anteriormente.
Os sintetizadores analógicos modulares possuem como principal mecanismo de geração de sons o chamado gerador de envolepes, ou A.D.S.R. (FIGURA 1), que constitui os significados: Ataque - produção do som; Decaimento - perda de intensidade; Sustentação - Desaparecimento do som; Relaxamento - Não audição do som.
Os sistemas modulares, utilizados nos sintetizadores, de síntese musical com base em tensões de controle foram padronizados como base de todos os sistemas musicais. Cada módulo apresenta uma funcionalidade distinta. Esses módulos podem ser inter-conectados (FIGURA 2), assim torna-se possível que as configurações sejam alteradas pela conexão ou não dos cabos. O sistema também apresenta um teclado, utilizado para geração de notas a serem sintetizadas.
Em um sintetizador analógico modular controlado por tensão, os sinais são divididos em sinais de áudio e sinais de controle.
Um módulo amplificador (VCA) é segundo Ribeiro (2013), um amplificador eletrônico que varia seu ganho em função de uma tensão, sua curva de resposta pode ser linear ou exponencial. Sendo assim, considera-se que o amplificador altera a amplitude do som conforme a tensão de entrada de controle. Outro módulo é o (VCF), filtro controlado por tensão, este altera o timbre através de modificações na composição harmônica do som. Por fim, existe também o módulo oscilador (VCO), que não possui entradas de sinal, é através das entradas de controle que são determinadas a frequência e a variação das formas de onda de saída.
Figura 2. Fonte: Projeto Synth-diy (RIBEIRO, 2013)
Este trabalho tem o objetivo obter o protótipo de um modelo básico de sintetizador analógico e o estudo de seus módulos, que envolve o circuito gerador de áudio (VCO), os filtros modificadores (VCF), os amplificadores controlados (VCA), os controladores de processos (envelopes) e o sinal manipulado. As possibilidades podem variar de acordo com o interesse em atingir diferentes parâmetros audíveis. Será construído em estrutura adequada que possibilite o estudo do funcionamento e a interação com as diversas combinações de sonoridade destes equipamentos.
Cronograma
CronogramatccI.png


Referências
Links pesquisados

Links Interessantes

Áudio

Tutoriais sobre sintetização

  • Sound On Sound - Pesquisa na base da SOS pelas outras partes do tutorial
  • MoogMusic - Videos-tutoriais sobre sintetização
  • Synth.tk - Site inteiro sobre sintetização, com vídeos e artigos

Livros (comprar?)

Programas simuladores e emuladores

MIDI e Synths

Moog

Textos

Síntese subtrativa

Links Wikipedia