Estudo de caso protocolo carp

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Estudo de caso em solução de alta disponibilidade utilizando o protocolo CARP

Aluno: Thiego Vieira Coan

Curso Superior de Sistemas em Telecomunicações - IFSC

Orientador: Não definido

email: thiegoc@gmail.com

A informação é um bem valioso para qualquer instituição, por ela são tomadas as decisões e definidos os rumos da empresa. Com o surgimento dos computadores a informação se tornou digital, passou a ser difundida e utilizada por meio de sistemas de informação, com funcionamento descentralizado entre redes de computadores que se popularizaram na mesma velocidade do avanço tecnológico, e não por menos surgiram questões como a exposição a falhas em sistemas que não foram projetados para um ambiente de rede.

Conforme definição da norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005, “A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e, conseqüentemente, necessita ser adequadamente protegida. [...] A informação pode existir em diversas formas. Ela pode ser impressa ou escrita em papel, armazenada eletronicamente, transmitida pelo correio ou por meios eletrônicos, apresentada em filmes ou falada em conversas. Seja qual for a forma de apresentação ou o meio através do qual a informação é compartilhada ou armazenada, é recomendado que ela seja sempre protegida adequadamente.” A segurança da informação busca reduzir no máximo possível os riscos de vazamentos de informações, fraudes em arquivos, banco de dados, erros humanos e operacionais, uso indevido do sistema por falta de treinamento, sabotagens, paralisações de rede ou serviços, roubo de informações ou qualquer outra ameaça que possa prejudicar a instituição ou equipamentos da mesma. De acordo com a mesma norma, “Segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.”

Entre os princípios básicos de segurança da informação está a disponibilidade. Disponibilidade é a garantia de que a informação estará disponível para acesso no momento desejado. Também é relacionada com a eficácia do sistema, mantendo o funcionamento correto de toda topologia de rede para que a informação possa ser acessada. A perda da disponibilidade ocorre quando a informação ou a rede como um todo, ou parcialmente, está indisponível para os usuários.

Como forma de contornar este ponto de falha, o protocolo CARP oferece uma alternativa: ele auxilia na criação de redundância, onde dois ou mais hosts possuem uma única interface virtual entre eles; no caso de um nó falhar, o outro estará disponível e ativo para continuar as operações da rede ou serviço. O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento do protocolo CARP como alternativa para a alta disponibilidade em serviços de rede, utilizando plataformas livres.

Cronograma

Etapas/Mes Agosto/2014 Setembro/2014 Outubro/2014 Novembro/2014 Dezembro/2014 Janeiro/2015 Fevereiro/2015 Março/2015 Abril/2015 Maio/2015 Junho/2015 Julho/2015
Pesquisa Bibliográfica X X X
Escrita de relatório de TCC1 X
Entrega do Documento e Apresentação TCC1 X
Desenvolvimento do projeto X X X X
Elaboração do Documento de Avaliação Final X X X X X X X