Controle de áudio baseado na normalização de loudness

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

As rádios e as emissoras de televisão sofrem com a oscilação na modulação de áudio durante a transmissão de sua programação. Um exemplo disso, que é o mais critico, seria a transmissão da comercialização. Atualmente quando os comerciais entram no ar, entram com níveis de áudio diferentes. Ou seja, quando está no ar um comercial com um nível de áudio “x” e na sequência entra outro comercial com um nível de áudio muito superior é gerado um certo incômodo para os telespectadores/ouvintes. Por isso o Ministério das Comunicações estabeleceu normas para estabilizar essas oscilações, as quais todas emissoras devem se adequar.

Em outros países também existem regras ou leis que normatizam os níveis de oscilações permitidas nos áudios das emissores de radio/TV. Nos EUA existe a Lei CALM que exige que as emissoras utilizem o padrão ATSC A/85. Já na Itália adotaram o padrão EBU R128, enquanto as emissoras de vários outros países europeus, como França, Alemanha, Suíça, Áustria, Noruega e Espanha pretendem cumprir a norma R128 na produção de matérias que irão para a programação e transmissão. O Brasil também adotou o padrão EBU R128 para controle de áudio em sistemas de radiodifusão.

Atualmente o padrão de medição de conforto auditivo utilizado para ajuste do som transmitido em emissores de TV/radio é o Loudness. Este padrão se baseia no resultado de pesquisas realizadas com vários grupos de pessoas que apreciam diferentes tipos de músicas, filmes, programas, etc. A partir dessas pesquisas foram definidos, com base em análises estatísticas, padrões que indicam o que é um áudio baixo e um áudio alto para as pessoas de diferentes grupos.

Essa pesquisa resultou em uma nova forma para medir o áudio, que troca a medida antiga baseada em sinais elétricos, para uma medida subjetiva, baseada nas informações dos ouvintes. Loudness portanto é a medida subjetiva criada para avaliação do conforto auditivo de telespectadores e/ou ouvintes.

Objetivando atender as exigências da norma EBU R128 a empresa de radiodifusão RBS irá implementar o controle de qualidade de som utilizando equipamentos da TC ELETRONIC os quais trabalham sobre o áudio digital. Serão instalados dois equipamentos, um no ponto de entrada dos comerciais para serem editados e transmitidos, o Ingest de comerciais e outro entre a mesa mestre, que determina o sinal que vai para o ar, e o transmissor.

O tratamento para o controle de áudio baseado na normalização Loudness não se resume a instalação dos equipamentos, pois serão necessários controles da produção dos materiais que farão parte da programação da TV/rádio e da própria transmissão final.

Cronograma

Etapas/Semanas 17/06 a 22/06 23/06 a 29/06 30/06 a 06/07 07/07 a 13/07 14/07 a 20/07
Estudo sobre a normalização x x x
Escrita da normalização x x
Estudos sobre os equipamentos x x
Escrita do funcionamento dos equipamentos x
Correção do texto x

Referências

ELECTRONIC, Tc. What Is Loudness And Why Is It Important? Disponível em: <http://www.tcelectronic.com/loudness/loudness-explained/>. Acesso em: 18 jun. 2013.

CAMERER, Florian. On the way to Loudness nirvana - audio levelling with EBU R 128. Ebu Technical Review, Genebra - Suíça, p.1-9, 6 set. 2010. Disponível em: <http://www.ebu.ch/en/technical/trev/trev_home.html>. Acesso em: 18 jun. 2013.