Tarifador de chamadas para FreeSwitch

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 09h24min de 2 de outubro de 2013 por Msobral (discussão | contribs) (Criou página com '= Descrição = Com o crescimento do VoIP nos últimos tempos a necessidade de aplicações robustas e que façam mais do que encaminhar chamadas, se faz mais presente. A tempos...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição

Com o crescimento do VoIP nos últimos tempos a necessidade de aplicações robustas e que façam mais do que encaminhar chamadas, se faz mais presente. A tempos existem aplicações baseadas em Asterisk como Elastix, Trixbox e FreePBX que servem para controle e configuração do mesmo para centrais telefônicas IP de pequeno/médio porte. E para ajudar na tarifação temos o a2billing (Asterisk2billing), que basicamente pega os bilhetes gerados pelo Asterisk e aplica valores, gera estatísticas e relatórios baseado em uma série de informações configuradas pelo próprio usuário. Com a necessidade de algo que suportasse mais chamadas e que fosse menos complexo de configuração que o OpenSIPS, foi criado o FreeSWITCH. Diferentemente do Asterisk, o FreeSWITCH é um softswitch. Ele foi feito para encaminhar chamadas, porem ele suporta mais chamadas por segundo, e é escalável. Porem ele é um software praticamente novo, foi criado em 2006, e tem uma proposta diferente do Asterisk e muito menos tempo e reconhecimento no mercado. Hoje é complicado achar aplicações iguais a que temos baseadas em Asterisk. Visando a utilização do FreeSWITCH como um PABX IP, ou até mesmo como um Gateway VoIP, foi proposto o desenvolvimento de um tarifador de chamadas para o FreeSWITCH. O tarifador fará praticamente a mesma coisa que o a2billing faz hoje. Ele vai aplicar valores nos bilhetes gerados pelo FreeSWITCH e ira gerar relatórios e estatísticas.

Objetivo

O objetivo do trabalho é desenvolver uma aplicação onde seria possível fazer tarifação das chamadas saintes do FreeSWITCH, tanto de forma pré paga, quanto pós paga. Para isso será necessario fazer:

Desenvolver o sistema para que haja uma configuração básica do FreeSWITCH, inserindo, removendo e editando usuários, rotas e plano de discagem; Desenvolver a tarifação em tempo real para utilização de sistema pré pago; Desenvolver a tarifação em cima dos bilhetes para fechamento de conta em usuários pós pagos de forma que possam ser utilizados em sistemas financeiros posteriormente;

Bibliografia