Segmentação de Redes

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Uma Topologia de Rede para Segmentação Lógica

Considere a rede esquematizada a seguir (LINK PARA O MODELO NA VERSÃO DO PACKET TRACER 8.2.1 OU VERSÃO 8.0.1). Use o simulador Packet Tracer (PT) para simular a configuração em todos os ativos de rede tais que permitam a solução ou subsídios para responder as seguintes questões:

1) Faça um esboço ou redesenho desta rede para que seja possível identificar:
a) Uma sugestão de Segmentação de Rede
b) Uma sugestão Segmentação Física
c) Uma sugestão Segmentação Lógica

2) Utilizando os dados fornecidos nas tabelas da própria rede da figura e aqueles que vc definiu na questão anterior, configure toda a conectividade de rede com o simulador Packet Tracer, de modo que ela se torne funcional dentro da segmentação proposta, especialmente nas configurações da segmentação lógica, seguindo a tabela correspondente de VLANs/IPs detalhados na figura. Observe que quase toda a configuração da rede é possível realizá-la pela interface gráfica de cada ativo de rede, incluindo os PCs, Câmeras e Servers. Contudo vc pode recorrer as configurações via interface de comando (CLI) usando alguns dos comandos básicos deste [ guia de configuração básica via CLI].

3) Observe que há um loop entre os Switches 2 e 3 que exige habilitação de Spanning Tree Protocol por VLAN (protocolo MVSTP) No caso, deseja-se que este link físico adicional seja dedicado para oferecer um caminho alternativo SOMENTE PARA A VLAN 10 (ADM). As demais VLANs portanto, não irão fazer uso desse link (ou TRUNK). Para tanto altere o valor de Bridge Priority do SW1 tal que ele seja o Root Bridge da rede. Prove essa condição de operação com um detalhamento do BPDU capturado no simulador.

4) Para melhorar o trânsito de pacotes entre os Switches SW2 e SW3, realize um Link Aggregation (LAG) com protocolo LACP (parão IEEE 802.1ax) formado por 3 enlaces físicos.


Esquema da LAN para simulação no PT