Mudanças entre as edições de "Perguntas e Respostas sobre Instalação de Splits"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 8: Linha 8:
  
 
===Como instalamos um sistema split passo-a-passo?===
 
===Como instalamos um sistema split passo-a-passo?===
R. Ver animação a seguir: Instalação de splits Mídea
+
R. Ver as animações a seguir:
 +
 
 +
*[[Media:instalacao_split4.swf | Instalação de Splits]]
 +
*[[Media:splitmidea1.swf | Instalação de Splits Midea]]
 +
 
  
  

Edição das 13h47min de 25 de abril de 2008

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE INSTALAÇÃO DE SPLITS


Descreva um ciclo de refrigeração padrão

O fluido refrigerante (FR) em 4 entra no evaporador (no estado de líquido mais vapor) e retira calor do meio interno passando para estado de vapor saturado seco (em 1), que é succionado pelo compressor onde é comprimido até a pressão de condensação (ponto 2). No condensador o FR libera calor para o ambiente exterior e passa para o estado de líquido. Após isto, entra no dispositivo de expansão que reduz a sua pressão até a pressão do evaporador, reiniciando assim o ciclo.

Novo do ciclo de refrigeração.jpg

Como instalamos um sistema split passo-a-passo?

R. Ver as animações a seguir:


Como é realizado o processo de recolhimento de fluido refrigerante?

R. A IMPORTÂNCIA DE SE DEIXAR PRESSÕES POSITIVAS PRÓXIMAS DE ZERO SE RELACIONA COM A MENOR POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO DAS LINHAS, DEVENDO ESTAS SEREM ISOLADAS LOGO APÓS A DESCONEXÃO. ADICIONALMENTE, ESTE PROCEDIMENTO FACILITA A REINSTALAÇÃO DA UNIDADE, UMA VEZ QUE APÓS EFETUADAS AS CONEXÕES NAS LINHAS, O TESTE DE ESTANQUEIDADE E O PROCEDIMENTO DE VÁCUO, BASTA QUE SE ADICIONE O MESMO FLUIDO REFRIGERANTE NA LINHA, ATÉ QUE A PRESSÃO CHEGUE AO MESMO VALOR PRÓXIMO DE ZERO. FEITO ISTO, PODE-SE LIBERAR O FLUIDO RECOLHIDO NA UNIDADE CONDENSADORA.


2- Quais as temperaturas de conforto recomendadas para o verão para residências?


3- Qual a definição de conforto térmico? R. Conforto térmico pode ser definido como uma sensação de satisfação com o ambiente que cerca o indivíduo.


4- Como o organismo reage às variações de temperatura do ambiente?


5-O que é parcela de carga térmica sensível e latente?


6- Qual a diferença de consumo de energia elétrica ao final de um mês de dois equipamentos com 30.000Btu/h, caso um tenha E.E.R. 20% inferior ao outro? Considerando-se o mesmo tempo de uso.


7- De que maneiras podemos reduzir a carga térmica de um ambiente ainda na fase de projeto? E se o ambiente está construído?


8- Como funciona um ciclo de refrigeração padrão?


9-Quais as principais causas de contaminação do ar interior?


10-Descreva um sistema de climatização de zona simples.


11- Quais os tipos mais comuns de sistemas de climatização?


12- Qual a diferença principal entre um sistema tipo self-contained (compacto) com condensação remota e um sistema tipo split (dividido)?


13- Como você compararia um sistema de climatização tipo split e um sistema de climatização tipo janela?


14- Quais os tipos mais comuns de splits?


Quais as aplicações mais comuns dos sistemas tipo piso-teto?


OS SISTEMAS PISO TETO SÃO MAIS INDICADOS QUANDO O ALCANCE DO JATO DE AR FOR UM REQUISITO IMPORTANTE NA INSTALAÇÃO, COMO POR EXEMPLO, PARA AMBIENTES DE DIMENÇÕES MAIORES. TAMBÉM SÃO MAIS RECOMENDADOS QUANDO A CARGA DE CALOR SENSÍVEL É SIGNIFICATIVAMENTE MAIOR QUE A DE CALOR LATENTE, COMO POR EXEMPLO EM SALAS COM VÁRIOS COMPUTADORES E POUCAS PESSOAS. NOTE QUE SE O AMBIENTE TIVER APENAS CARGA SENSÍVEL, UM PROJETO ESPECIAL DEVERÁ SER EXECUTADO.

Quais os componentes principais de um sistema split?


Quais os cuidados ao posicionar a unidade evaporadora?

- VERIFICAR AS DIMENSÕES DA UNIDADE E DO SUPORTE E CONSIDERAR ESTAS QUANDO FOR PRENDER O SUPORTE NA PAREDE;

- VERIFICAR SE A CIRCULAÇÃO DO AR NÃO VAI SER PREJUDICADA POR OBSTÁCULOS PRESENTES OU QUE VIRÃO A SER COLOCADOS NO AMBIENTE (NESSE CASO É MUITO IMPORTANTE A ENTREVISTA COM O CLIENTE); - VERIFICAR A DISPONIBILIDADE DE PONTOS PARA DRENAGEM E TOMADA DE ENERGIA; - VERIFICAR A EXISTÊNCIA DE VIGAS OU OUTROS OBSTÁCULOS À PASSAGEM DA TUBULAÇÃO; - VERIFICAR SE O JATO DE AR NÃO INCIDIRÁ DIRETAMENTE SOBRE AS PESSOAS (ESTA CONDIÇÃO É ESPECIALMENTE RELEVANTE EM DORMITÓRIOS); - RESPEITAR OS CRITÉRIOS DE ALTURA EM RELAÇÃO AO PISO, ESPECIFICADOS PELO FABRICANTE.


Quais os cuidados para se instalar a unidade condensadora?

- VERIFICAR O MELHOR MEIO DE FIXAÇÃO DA UNIDADE (LEMBRE-SE DE QUE MÁQUINAS MUITO GRANTES PODEM REQUERER PROJETO CIVIL APROPRIADO) - VERIFICAR SE OS VENTOS PREDOMINANTES NÃO INCIDEM EM FLUXO CONTRÁRIO AO DO AR FOÇADO PELO EVAPORADOR DA CONDENSADORA; - VERIFICAR PARA QUE NÃO HAJAM OBSTÁCULOS QUE PREJUDIQUEM O FLUXO DE AR NA CONDENSADORA; - PREFERENCIALMENTE NÃO COLOCAR A CONDENSADORA PRÓXIMA A ARESTAS OU VÉRTICES DE PAREDES PARA NÃO AMPLIFICAR O RUÍDO POR ELA PRODUZIDOS, EVITANDO RECLAMAÇÕES DE OUTROS POSSÍVEIS CLIENTES; - OBSERVAR OS DESNÍVEIS ENTRE AS UNIDADES, ISNTALANDO SIFÕES CASO NECESSÁRIO; - OBSERVAR AS DISTÃNCIAS MÁXIMAS RECOMENDADAS PELO FABRICANTE, TOMANDO ESPECIAL ATENÇÃO PARA A COMPENSAÇÕES EM FLUIDO REFRIGERANTE, SELEÇÃO DO EQUIPAMENTEO E BITOLA DA INTERLIGAÇÃO ELÉTRICA.


Como proceder para uma correta drenagem? - UTILIZAR CAIXAS SIFONADAS EXCLUSIVAS; - OBSERVAR A INCLINAÇÃO DA REDE DE DRENAGEM; - NUNCA MERGULAR O FINAL DA REDE NA ÁGUA DA CAIXA SIFONADA. - ONDE FOR ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO PERCORRER TRECHOS HORIZONTAIS, PROVIDENCIAR A INSTALAÇÃO DE CALHAS PARA ESTES TRECHOS, FAZENDO O(S) TUBOS DE DRENAGEM DESAGUAREM NESTA CALHA.


Quais as ferramentas mais apropriadas para se proceder a manipulação de tubos de cobre? - CORTADOR DE TUBOS APROPRIADO E EM BOAS CONDIÇÕES (NÃO DEVERÁ MARCAR O TUBO) - KIT FLANGEADOR EM BOAS CONDIÇÕES - DOBRADORES DE TUBO APROPRIADOS ÀS BITOLAS DA TUBULAÇÃO QUE ESTIVER SENDO UTILIZADA.


Por que o flangeamento é fundamental para o sucesso de uma tubulação de fluido refrigerante?

- DA BOA QUALIDADE DO FLANGEAMENTO DEPENDE A ESTANQUEIDADE DO SISTEMA. OBSERVE AS MEDIDAS RECOMENDADAS PARA CADA BITOLA DE TUBO. OBSERVE TAMBÉM A QUALIDADE DO TUBO, PREFERINDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, TUBOS EXTRUDADOS À TUBOS COSTURADOS.


Como o técnico pode saber as bitolas recomendadas para cada tipo de linha de fluido refrigerante? É ABSOLTUAMENTE NECESSÁRIO QUE O TÉCNICO CONSULTE O MANUAL DE INSTALAÇÃO FORNECIDO PELO FABRICANTE.


Por que é preciso o uso de uma bomba de alto vácuo para desidratar as linhas de fluido refrigerante? - PARA GARANTIR QUE OS NÍVEIS DE CONTAMINAÇÃO E UMIDADE REMANESCENTES SEJAM ACEITAVEIS E NÃO VENHAM A PREJUDICAR OU DANIFICAR O CONDICIONADOR DE AR. LEMBRE-SE QUE DEVE-SE ASSEGURAR A RETIRADA QUASE TOTAL DOS NÃO CONDENSÁVEIS E DA UMIDADE. VOCÊ JÁ PESQUISOU PARA DESCOBRIR A QUE TEMPERATURA A ÁGUA "FERVE" QUANDO SUBMETIDA A UM VÁCUO DE 500 MICRONS? PESQUISE E SE SURPREENDA!


Quais os níveis de pressão utilizados para o teste de estanqueidade e para o vácuo? Por que estes procedimentos são fundamentais? - COMO REGRA GERAL, O TESTE DE ESTANQUEIDADE DEVERÁ SER EXECUTADO A UMA PRESSÃO LIGEIRAMENTE SUPERIOR A PRESSÃO DE CONDENSAÇÃO DO SISTEMA, SENDO PORTANTO UMA FUNÇAO DO FLUIDO REFRIGERANTE EMPREGADO E DA TEMPERATURA DE CONDENSAÇÃO DA UNDIDADE. COMO VALOR ORIENTATIVO, SUGERE-SE TESTAR COM NITROGÊNIO A PRESSÕES ENTRE 250 E 300 PSI. VERIFIQUE A RESISTÊNCIA DAS MANGUEIRAS E CONEXÕES UTILIZADAS PARA EVITAR ACIDENTES.

- PARA O VÁCUO, EMBORA VALORES DE 500 MICRONS SEJAM ACEITAVEIS APRA OPERAÇÕES DE CAMPO, SÃO ORIENTADOS VALORES ENTRE 250 E 500. VALORES MUITO MENORE QUE ESTES SÃO DESNECESSÁRIOS E PODEM INTERFERIR COM O ÓLEO LUBRIFICANTE DOS APARELHOS.


Quais os procedimentos finais ao se concluir uma instalação? ALÉM DO TESTE FINAL DO APARELHO, RECOMENDA-SE ORIENTAR O CLIENTE QUANTO ÀS FUNÇÕES DO CONTROLE REMOTO, COMO PROGRAMÁ-LO (RELÓGIO, TIMER, FUNÇÕES ESPECIAIS COMO A SLEEP, ETC), ORIENTAR PARA A SELEÇÃO DAS TEMPERATURAS ADEQUADAS AO CONFORTO TÉRMICO HUMANO. SUGERE-SE TAMBÉM RECOMENDAR AO CLIENTE A EXECUÇÃO DE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS REGULARES NO APARELHO.