GSM

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h54min de 2 de agosto de 2006 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Sistema Global para Comunicações Móveis (Global System for Mobile Communication - GSM) é um padrão de Comunicações Móveis totalmente digital empregado principalmente para Telefonia, Comunicação de Dados e Serviço de Mensagens Curtas (Short Message Service - SMS). Ele foi o primeiro padrão da chamada segunda geração (2G), que sucedeu os sistemas analógicos da primeira geração (1G), sendo atualmente o padrão mais difundido no mundo. O GSM é um padrão aberto que continua em desenvolvimento pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project), sendo que as modificações mantem compatibilidade com os telefones GSM originais. Exemplos são a adição da capacidade de transmissão de dados em pacotes por GPRS - 2.5G (Release '97), e posteriormente o aumeno da taxa de transmissão com o EDGE - 2.75G (Release '99).

O GSM foi desenvolvido com o objetivo de se tornar uma sistema telefônico móvel que oferecesse mobilidade em toda a Europa, além de ser compatível com a rede digital de serviços integrados (Integrated Services Digital Network - ISDN) e com a rede analógica instalada. Do ponto de vista do cliente, uma das vantagens do sistema GSM é a melhor qualidade de voz e o menor custo nas chamadas e mensagens de texto. Para as operadoras as vantagens são a possibilidade de utilizar equipamentos de diferentes fornecedores, pois o padrão aberto possibilita a interoperabilidade. A disponibilidade mundial do GSM, tornou o serviço de roaming internacional muito comum entre as operadoras, possibilitando aos assinantes o uso de seus aparelhos na maior parte do mundo.

O padrão foi introduzido na Alemanha em 1992, utilizando a Banda-D (GSM 900MHz) e Banda-E (GSM 1800MHz). Hoje existem mais de 670 redes celulares baseadas no GSM em mais de 2010 países e territórios, correspondendo a cerca de 78% dos clientes de celulares, sendo 1,7 bilhões de clientes em março de 2006, com um acrescimo de 1 milhão de clientes por dia, principalmente nos paises em desenvolvimento da África, India, América Latina e Asia.