Mudanças entre as edições de "Embarque do SAR do Sistema Droidlar em um Roteador Sem-Fio"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
O desenvolvimento de sistemas de automação residencial começou na década de 70 com o padrão X.10, em que os dispositivos eletroeletrônicos eram controlados remotamente através de painéis afixados em paredes ou através de um controle remoto sem fio. Com o avanço das tecnologias nas áreas de redes sem fio e dispositivos de telefonia móvel na última década, a automação residencial está novamente chamando a atenção de empresas e grupos de pesquisas.
+
'''Aluno:'''
Entre 2010 e 2011 no Instituto Federal de Santa Catarina campus São José foi desenvolvido um protótipo de um sistema de automação residencial, o sistema DroidLar. Esse sistema está dividido em três partes: o cliente Android, controladores de dispositivos representados por kits Arduino, e o Servidor de Automacao Residencial em forma de um software rodando em um computador pessoal. O objetivo deste trabalho é embarcar o Servidor de Automacao Residencial
+
 
em um roteador sem fio, assim reduzindo o custo financeiro e energético do sistema DroidLar.
+
Gustavo
 +
 
 +
 
 +
'''Resumo:'''
 +
 
 +
Desde a decada de 70 a automação ao residencial vem ganhando espaço na área de pesquisa e
 +
desenvolvimento sendo o padrao X.10 o pioneiro. Esse padrão permitia que dispositivos eletro-eletrônicos fossem controlados remotamente através de uma central de controle ou ainda através de um controle remoto sem fio. Com a popularização dos telefones inteligentes e tablets, bem  como os avanços dos padrões de redes sem fio, a área de automação residencial está novamente em foco, atraindo atenção de empresas e grupos de pesquisas. Entre 2010 e 2011 no Instituto Federal de Santa Catarina campus Sao José foi desenvolvido um protótipo de um sistema de automação residencial chamado de Droidlar. Esse sistema utiliza tecnologias como Android, kits Arduinos e redes sem fio ZigBee. Neste trabalho implementou-se em um sistema embarcado o componente SAR (Sistema de Automação Residencial) do Droidlar. Esse componente registra, recebe notificações e envia comandos para os dispositivos residenciais automatizados.
 +
A implementação do SAR realizada é compatível com dispositivos baseados em Linux, tais
 +
como pontos de acesso e roteadores com firmware Openwrt ou DD-Wrt (distribuições Linux feitas especialmente para equipamentos de rede de baixo custo).
 +
 
  
 
== Arquivos ==
 
== Arquivos ==
  
'''Monografia:''' [[Media: TCC_GustavoPauloMedeiros|Monografia.pdf]]
+
'''Monografia:''' [[Media:TCC_GustavoPauloMedeiros.pdf|Monografia.pdf]]
  
  

Edição atual tal como às 11h20min de 14 de maio de 2013

Aluno:

Gustavo


Resumo:

Desde a decada de 70 a automação ao residencial vem ganhando espaço na área de pesquisa e desenvolvimento sendo o padrao X.10 o pioneiro. Esse padrão permitia que dispositivos eletro-eletrônicos fossem controlados remotamente através de uma central de controle ou ainda através de um controle remoto sem fio. Com a popularização dos telefones inteligentes e tablets, bem como os avanços dos padrões de redes sem fio, a área de automação residencial está novamente em foco, atraindo atenção de empresas e grupos de pesquisas. Entre 2010 e 2011 no Instituto Federal de Santa Catarina campus Sao José foi desenvolvido um protótipo de um sistema de automação residencial chamado de Droidlar. Esse sistema utiliza tecnologias como Android, kits Arduinos e redes sem fio ZigBee. Neste trabalho implementou-se em um sistema embarcado o componente SAR (Sistema de Automação Residencial) do Droidlar. Esse componente registra, recebe notificações e envia comandos para os dispositivos residenciais automatizados. A implementação do SAR realizada é compatível com dispositivos baseados em Linux, tais como pontos de acesso e roteadores com firmware Openwrt ou DD-Wrt (distribuições Linux feitas especialmente para equipamentos de rede de baixo custo).


Arquivos

Monografia: Monografia.pdf