Mulheres na Engenharia Oficina 8

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição

Página referente à Oficina 8 do projeto Mulheres na Engenharia, ministrada no dia 04 de Agosto de 2015.

Ministrantes da Oficina

Coordenador do Projeto

Horário da Oficina

  • Terça-feira, 4 de agosto de 2015. Das 14h até 16h.

Objetivos da Oficina

O objetivo da oficina com os robôs Lego Mindstorms foi apresentar para o alunos do Instituto Federal de Santa Catarina do Campus São José o projeto de extensão Mulheres na Engenharia, comentar sobre as ferramentas utilizadas para incentivar os alunos de ensino médio para a programação, raciocínio lógico e mostrar como funciona o robô da Lego Mindstorms. A oficina foi realizada no Laboratório de Redes II, no Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC), com alunos da Engenharia de Telecomunicações, Tecnólogo e Técnico integrado de telecomunicações;

Descrição da Oficina

Inicialmente foi feita uma introdução ao projeto, com explicação dos objetivos do mesmo e atividades realizadas até o presente momento. Adicionalmente foi explicado o funcionamento do software de programação do kit EV3 Mindstorm,e as inúmeras possibilidades do que fazer com esses robôs, com auxílio de uma apresentação de slides e vídeos. Esta oficina foi preparada para ser ministradas em duas partes. A primeira sobre as partes básicas de programação e manuseio do robô. A segunda parte será trabalhada em outro momento, tratando somente dos sensores de infravermelho, ultrassônico, de cor, de toque e de rotação.

Metodologia

Após a apresentação inicial do projeto os bolsistas auxiliaram os alunos no desenvolvimento de programas a sua livre escolha, utilizando principalmente os sensores sonoros, display e de movimentação.

Resultado

Os alunos trabalharam de forma organizada e sempre demonstrando grande interesse no decorrer da atividade, não apresentando dificuldades em trabalhar com o software de programação.

WP 20150804 014.jpg
WP 20150804 013.jpg
Arquivo:20150804.wmv