Mulheres na Engenharia Mesaredonda1

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Descrição

Página referente à Mesa redonda: Mulheres na área Tencológica do projeto Mulheres na Engenharia, ministrada no dia 19 de agosto de 2015.

Organizadores da Atividade

Colaboradoras

  • Katherine Ferting
  • Kristhine Ferting
  • Jessica Souza
  • Mariana Mohr
  • Beatriz da Silveira
  • Professora Elen Lobato
  • Professora Deise Arndt
  • Proessora Maria Cláudia Castro

Coordenador do Projeto

Professor Participante

  • Professora Elen Lobato
  • Professora Deise Arndt
  • Professora Maria Cláudia Castro
  • Professora Michelle Conceição


Horário da Atividade

  • Quarta-feira (19/08/2015) - 15h às 18:15h.

Objetivos da Atividade

O objetivo da mesa redonda foi ter uma conversa com a comunidade num geral, alunos e professores acerca do tema Mulheres na Área Tecnológica. Com a finalidade de desmitificar que os cursos de Engenharia e/ou Computação são cursos masculinos. Além de buscar motivar as alunas presentes para a carreira acadêmica, profissional e oportunidades ofertadas pela instituição. A atividade foi realizada no mini auditório, no Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC)do campus São José, aberto para a comunidade geral.

Descrição da Atividade

A idealização da mesa iniciou-se em Junho, com a intenção de promover uma conversa entre professoras e alunas sobre a área da tecnologia e o mercado de trabalho para as mulheres. Durante o mês de Agosto a mesa redonda terminou de ser preparada e passou a agregar também os relatos de alunas inter-cambistas.

Na mesa redonda, Mulheres na Área Tecnológica do projeto de extensão "Mulheres na Engenharia", contamos com a presença de estudantes do IFSC, professores e professoras do campus São José, além da Diretora de Ensino Marilene Vilhena de Oliveira e a Reitora Maria Clara Kaschny Schneide, totalizando 30 presentes. As alunas contaram suas experiências de intercâmbio, tanto no Ciência sem Fronteiras quanto no Propicie, detalhando desde a aceitação pelas instituições de destino, passando pelo período de estudo da língua estrangeira, o cotidiano do período acadêmico no exterior, até as oportunidades vivenciadas em atividades extracurriculares, além de explicarem sobre outras oportunidades de intercambio que podemos participar. Por mais de uma hora e meia ouvimos relatos e vimos fotos dos países que as recepcionaram, assim como entendemos um pouco sobre como é ser uma mulher intercambista em diferentes partes do mundo. Depois do coffee break, começou a segunda parte da mesa, com a participação de professoras do curso de Engenharia de Telecomunicações. Nesse momento os assuntos foram divididos em três: formação acadêmica, mercado empresarial e tripla jornada. A intenção era que as alunas pudessem se espelhar nas diferentes realidades vividas pelas professoras, de maneira a se encontrarem quanto estudantes da área da tecnologia. Durante a primeira parte, contou-se sobre toda a formação acadêmica, o que instigou as professoras a seguir a carreira escolhida, como foi à decisão durante o vestibular e como/quando se encontraram quanto profissionais. Em seguida, ouvimos relatos de como foi a experiência no mercado empresarial fomentando a reflexão de como é o ambiente de trabalho nessa área para as mulheres. E por último, falou-se sobre como é conciliar a vida profissional e pessoal, relacionando questões como maternidade, sobrecarga de atividades entre outras abordagens.

Metodologia

Iniciamos apresentando o projeto de extensão, Mulheres na Engenharia, falando sobre o objetivo do mesmo e as atividades desenvolvidas pelos bolsistas. Após a apresentação, tivemos dois momentos, um com as alunas e outro com as professoras, de maneira a abranger ao interesse de todos os estudantes a área tecnológica.

Resultado

Por três horas adentramos vários temas sobre as experiências de diferentes mulheres em diferentes momentos da carreira, de maneira que o objetivo de compartilhar o conhecimento a partir da visão feminina nessa área foi mais que atingido. Os presentes saíram satisfeitos com o momento e na expectativa de que mais atividades como essa ocorram.

Links da Atividade

Fotos : https://drive.google.com/folderview?id=0B9fun9Bnx_hZfmZqSWhfcVhyVmRFTlBhSTB1LUF4NVptYzFab3c3NC1lTjJnNkxBQXZnZXM&usp=sharing

Link do Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/416702395205774/